5.12.13

5 de dezembro I Dia de S.Geraldo


Comemoração da Cidade. Dia de S.Geraldo



[objecto. janela decorada com frutos diversos]

 ao preparar a lista de convidados para participarem no Calendário do Advento'13 - "Aqui há Gente, Aqui há Histórias", lembrei-me que seria interessante partilhar, com os bracarenses  e não só, esta celebração da cidade que é no mínimo para alguns peculiar. a cidade de Braga comemora no dia 5 de dezembro, o Dia de S. Geraldo, que é aliás o Padroeiro da Cidade. a capela situa-se na fachada norte da Sé de Braga. quem desce a Rua do Souto tem do lado esquerdo uma entrada para a Sé. ao entrar por essa porta encontra a capela do lado esquerdo. mas será fácil pela manhã perceber qual é a capela porque não irão faltar crentes e curiosos para a conhecerem por dentro. apenas e só neste dia a capela é aberta a todos por isso não hesites, veste o teu melhor casaco porque está muito frio lá fora e vai espreitar esta capela. quem lá entra surpreende-se com o seu interior todo ele decorado com frutos diversos em vez das habituais flores. não te admires se do altar central aos postigos de madeira laterais, aos beirais das janelas,... tudo esteja ornamentado com frutos diversos delineando a silhueta interior da capela com diversas cores. quem lá entra quase é capaz de sentir também o cheiro tropical de alguns desses frutos. esta decoração pitoresca no interior da capela tem origem numa lenda, como alguns dizem, o Milagre dos Frutos. reza a lenda que se encontrava S.Geraldo muito doente, quase às portas da morte, em Bornes, na terra fria, nos princípios do mês de dezembro, cercado de neve e com um frio aterrador a assombrar o local onde se tentava refugiar com os seus familiares, protegendo-se como podiam da neve que caía com abundância naquelas terras, S.Geraldo nos ardores da febre que o inquietava o corpo, pediu a um dos seus familiares que lhe levasse algumas peças de frutas para dar algum alento ao seu corpo consumido pela febre. contudo, o seu familiar respondeu que naquele lugar, em pleno mês de dezembro e com aquele tempo de inverno, as árvores estavam todas elas despidas de folhagens e frutos. no chão poderia apenas encontrar algumas castanhas mas nada mais do que isso. escutando esta explicação, S.Geraldo  recusou-se a aceitar e voltou a dizer ao seu familiar para ir lá fora procurar porque iria encontrar o que pedia. convencido que não adiantaria nada mas para não contrariar novamente S.Geraldo, o familiar voltou-se para a porta para se aventurar ao frio a encontrar os tão desejados frutos mas mesmo antes de voltar a sair conseguiu deslumbrar por uma frincha da porta as árvores lá fora que estavam afinal carregadas... de frutos. 

 por não deixarem fotografar o interior desta capela, por aqui não tenho como partilhar este acontecimento. por isso cabe a ti entrares e descobrires este Dia de S.Geraldo. mas ontém, às portas do dia 5 de Dezembro, resolvi chegar perto da entrada da capela para fotografar pelo menos a porta e assim ilustrar aqui este dia do Calendário do Advento dedicado a esta Comemoração da Cidade de Braga. como seria provável por lá encontrei pessoas atarefadas a preparar a capela para receber os crentes e curiosos neste dia de Celebração do Padroeiro da Cidade. mal entrei pela porta que dá para esse pequeno pátio, olhei à esquerda e lá estavam já algumas árvores que pareciam alinhadas para entrarem na capela. a porta essa estava naturalmente fechada. um senhor aproximou-se para carregar algumas árvores para o interior da capela. enquanto fazia algumas fotografias no pátio, reparei que entravam e saiam alguns padres e senhoras que deveriam estar a ajudar nas limpezas e nas ornamentações da capela. escutei alguém perguntar a um padre que passava “- Senhor Padre então a capela já está cheia de frutos?”. neste entra e sai de gente do interior da capela ainda consegui um apontamento da porta entre aberta e foi então que resolvi aproximar-me mais para fazer um apontamento pormenorizado da fechadura. estava satisfeita porque afinal ia conseguir ilustrar esta janela do Calendário do Advento dedicado às Comemorações de S.Geraldo. é um acontecimento que ainda alguns amigos desconhecem, por isso sei que através deste apontamento algumas pessoas vão descobrir pela primeira vez estas celebrações da cidade de Braga. por crença ou mera curiosidade hoje, dia 5 de Dezembro, deveriam ir espreitar o interior desta capela. afinal de contas só abre portas uma vez por ano e se não for este depois só para o próximo!

 ... e eu merecia um grande puxam de orelhas, não resisti e espreitei pelo buraco da fechadura mas agora para veres melhor terás de entrar no dia certo que é já hoje e mais nenhum.




 hoje, como toda a gente, encontrei as portas desta capela abertas.  consegui algumas imagens para partilhar aqui com vocês e devo dizer que não foram tiradas às escondidas. pedi gentilmente ao senhor que assinalava numa folha de papel a quantidade de pessoas que entravam na capela. agora só voltamos lá para o ano! *


localização. fachada norte da Sé de Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário